Conheça Jacobina

    O desbravamento e descoberta das terras de Jacobina deram-se quando muitos bandeirantes, tanto paulistas, como portugueses, aqui chegaram no século XVII. Com a chegada dos bandeirantes por estas paragens começou a busca por ouro e outros metais preciosos.
    O primeiro a pisar por aqui foi Belchior Dias Moreyra - o 'Muribeca', que percorreu os sertões de Jacobina e afirmou ter encontrado minas de ouro, prata, pedras preciosas, etc. 'Muribeca' era neto de Caramuru.
    Os bandeirantes ao aqui chegarem encontraram os habitantes nativos - os índios payaya.
    Em 1682 deu-se a criação da Freguesia Velha de Santo Antônio de Jacobina, em terras do atual Campo Formoso, pelo 2º Arcebispo da Bahia, Dom Frei João Madre de Deus. Já em 05 de agosto de 1720, o Rei D. João V permitiu a garimpagem do ouro e a criação da Vila de Santo Antônio de Jacobina.
    Em 28 de julho de 1880 a Vila de Santo Antônio de Jacobina foi elevada à categoria de cidade com o nome de Agrícola Cidade de Santo Antônio de Jacobina. (Fonte: LEMOS, Doracy Araújo. Jacobina: Sua História e Sua Gente. Editora Rabisco. 2ª Edição, Jacobina, 2013)

     

    Jacobina Turismo - Diretoria de Turismo - Prefeitura de Jacobina - Tel.: (74) 3621-2590