Previous Next

    Evento histórico, um marco no atletismo nacional, corrida mais premiada do mundo, chegando a ser destaque no Guinness Book (Livro dos Recordes) em 1994.
    A competição ocorre em duas modalidades, 5 e 10 km, e premia em 25 categorias.
    O evento esportivo também idealizado pelo Major Assunção, acontece em comemoração à Semana do Soldado e leva o nome do Patrono do Exército Brasileiro.

    Previous Next

    É o Maior ato de devoção e fé durante a Semana Santa. O Evento foi idealizado pelo Major Assunção, no ano de 2004, até o ano de 2009. Sempre acontecia na quinta que antecede a sexta feira santa, mas atualmente está acontecendo aos sábados de aleluia, após a missa. Milhares de pessoas com tochas nas mãos, fazem peregrinação pelas principais ruas da cidade até o alto do Cruzeiro. Em 2017 a Prefeitura de Jacobina construiu a casa das velas, local onde os devotos deixam seus pedidos escritos nas paredes do local.

    Previous Next

    A Primeira Micareta do Brasil, nasceu na cidade do ouro em Abril de 1912, ainda com o nome francês de Mi-Careme e em 1933 passou a chamar-se Micareta. A festa costuma arrastar cerca de 180 mil pessoas durante três dias, todas as vezes que acontece, nas principais avenidas da cidade. A Micareta é a grande maravilha do povo Jacobinense e destaca-se como evento artístico e cultural, mas também entretenimento e historicidade.

    Previous Next

    Os Esportes equestres crescem a cada ano e a Cavalgada, de fato, tem se colocado como a maior modalidade equestre, com diversos eventos semanais.
    As corridas de cavalo tem crescido de forma significativa em Jacobina com a construção de prados profissionais, animais de genética renomada e jockeys que despertam o olhar do Brasil.

    O enduro acontece anualmente no mês de Julho em Jacobina e em Novembro sempre acontece o Trilhão, para aqueles que são amantes desta modalidade. Para o motociclismo não há melhor lugar na Bahia do que Jacobina onde se tem o maior número de pilotos de enduro de regularidade, em diversas categorias, desde as categorias amadoras infantis até pilotos profissionais.

    Previous Next

    Quando você ouve o nome Jacobina, você lembra logo de se banhar em uma das águas abençoadas de Itaitu.
    Um local chamado de paraíso esculpido pela natureza, que fica a 24 km da sede do município. Tem também aos redores do Distrito, pelo menos 32 Cachoeiras Catalogadas, com destaque para Véu de Noiva , com sua queda d' agua de cerca de 40 metros, além do banho proporciona também uma belíssima descida de Rappel. Arapongas, a 4km da Vila de Itaitu, Pinhaco, e não esquecendo Vila Serena, uma área com 10 Cachoeiras, dentre elas a lindíssima Cachoeira dos Amores. Ainda em Itaitu você pode conhecer o Poço da Geladeira e Cachoeira do Sossego, pra quem tem crianças e não quer andar muito, pode descansar no Camping ou se banhar na Cachoeira do Coxinho.

     

    Tem ainda :

    Grota do Brito - Distância 4KM

    Cachoeira dos Alves - 12 KM

    Cachoeira da Viúva - 5km

    Caldeirões em Olhos D’água- 15km

    As distâncias tem como ponto de partida o Posto de Informações Turísticas de Jacobina

    Previous Next

    De fato a cidade do Ouro é radical, sendo assim não poderia faltar o Moto Cross. Historicamente, Jacobina sempre foi uma cidade apaixonada pelo motociclismo em suas diversas modalidades, desde os Moto Clubes, ao Cross.

    A categoria leva o nome da cidade ao Brasil, através de pilotos experientes e além disso, a cidade possui pelo menos 02 pistas, sendo uma para treinamento e uma para competições. A cidade de Jacobina é sede de uma das etapas do Campeonato Baiano de MotoCross.

    Previous Next

    O relevo e a paisagem, fazem de Jacobina o melhor lugar do Brasil para o ciclismo de aventura, também conhecido como Cicloturismo. Em 2017, cerca de 1 mil ciclistas de diversas partes do país participaram do maior evento esportivo do ano em nosso município, podendo desfrutar de uma vista maravilhosa de nossas montanhas, contemplando as Serras do Santo Antônio, o Vale da Bananeira, a região do Curralinho, Cachoeira dos Alves, Tapuio, além da exuberância das cordilheiras que cercam Jacobina.

    Jacobina é uma cidade em que as pessoas fazem da caminhada uma atividade esportiva, dentre várias modalidades de prevenção à saúde, a partir das 16 horas e em plena madrugada é comum ver o jacobinense cuidando da saúde, nos circuitos mais populares, a exemplo das avenidas, Orlando Oliveira Pires, Lomanto Júnior, Paulo Souto, Nossa Senhora da Conceição, Centenário e João Fraga Brandão. Além dos logradouros tradicionais, há também lugares mágicos para prática de caminhada: Parque Municipal das Macaqueiras, subida ao cruzeiro, caminhada à Grota do Brito, caminhada ao Coxo de dentro além das trilhas até as Cachoeiras.

    Previous Next

    Saindo apenas 2km do centro urbano, você que curte esportes radicais vai poder se deslumbrar, após subir a Serra da Alegria e chegar a uma das melhores rampas de Voo Livre do Brasil. A Rampa Gezer Cerqueira é apta para as modalidades de Parapente e Asa Delta, local onde anualmente acontece o Open de Voo Livre.

    Previous Next

    Desde o ano de 2014, os amantes do futebol descobriram qual é o clube mais forte do interior Baiano, o Jacobina Esporte Clube, mais conhecido carinhosamente por Jegue da Chapada,onde dispara coices nos adversários e faz a alegria da galera. O JEC tem atualmente, o tricampeonato de melhor torcida da Bahia e por três anos consecutivos prova que é terra de mulher bonita, conquistando o tri também no prêmio Musa do Baianão.

    Previous Next

    Ei você!!! Tem adrenalina na veia e quer praticar rappel nas montanhas mais lindas da Bahia? Ou então somente descer nas cordas da lindíssima Cachoeira Véu de Noiva? Vem pra Jacobina!
    Aqui,a prática de rappel se dá também no paredão da Antônio Martins no Bairro da Caeira, desde que agendado e concedido no prédio do Banco do Brasil, e também na Serra do Tombador curtindo a bela vista da cidade do Ouro como se fosse um presépio.

    Jacobina Turismo - Diretoria de Turismo - Prefeitura de Jacobina - Tel.: (74) 3621-2590